Emulador Retroarch

A história

 

 

O RetroArch é um projeto open-source voltado para a emulação de consoles de videogame, engines de jogos, e outras plataformas multimídia. Ele é uma interface frontend que utiliza a API Libretro para executar núcleos (cores) de emuladores, permitindo que vários sistemas e consoles sejam emulados em uma única plataforma com uma interface unificada.

 

História e Surgimento

O RetroArch surgiu em 2010 como parte do projeto Libretro, criado por David “Squarepusher” De Niese, com a intenção de proporcionar uma experiência unificada para emulação de consoles. O Libretro fornece uma interface padronizada para emuladores (chamados de “núcleos”), e o RetroArch é a interface gráfica que permite aos usuários interagirem com esses emuladores de forma simplificada.

A motivação para o projeto foi a fragmentação existente no cenário de emulação. Muitos emuladores funcionavam isoladamente e com interfaces próprias, criando uma experiência inconsistente para os usuários. RetroArch e Libretro buscaram resolver isso ao criar uma plataforma onde diferentes emuladores pudessem ser utilizados com a mesma interface, trazendo uniformidade e facilidade de uso.

 

Equipe e Desenvolvedores Principais

David De Niese foi o fundador do projeto, mas o desenvolvimento do RetroArch envolveu muitos contribuidores ao longo dos anos. Alguns dos nomes mais importantes incluem:

  • Daniel “Themaister” De Matteis: Um dos principais desenvolvedores do Libretro e RetroArch.
  • Hans-Kristian “byuu” Arvedsen: Criador do emulador bsnes, um dos núcleos do RetroArch, conhecido por sua alta precisão em emulação de SNES.
  • TwinAphex: Outro desenvolvedor central envolvido no projeto, responsável por várias melhorias e funcionalidades do RetroArch.

Plataformas Iniciais

RetroArch foi inicialmente desenvolvido para PC (Windows e Linux), mas rapidamente expandiu-se para outras plataformas. Aqui está uma linha do tempo das principais plataformas para as quais o RetroArch foi lançado:

  1. PC (Windows/Linux/MacOS): Plataforma inicial em 2010.
  2. PlayStation 3: Pouco depois de sua criação, o RetroArch recebeu suporte para PS3.
  3. PlayStation Vita/PlayStation Portable (PSP): Ampliou-se para consoles portáteis da Sony.
  4. Android: Permitindo emulação em dispositivos móveis.
  5. Xbox 360: Consoles da Microsoft também começaram a ser suportados.
  6. Nintendo Wii: Emulação em consoles Nintendo antigos.
  7. iOS: Expansão para dispositivos Apple.
  8. Nintendo Switch: Embora de forma não oficial, recebeu versões do RetroArch.

 

Pontos Marcantes e Vantagens

O RetroArch rapidamente se destacou por suas inovações e funcionalidades, entre elas:

  • Interface Unificada: Uma das maiores vantagens do RetroArch é a sua interface, que permite ao usuário trocar de núcleo (emulador) facilmente, sem precisar baixar e instalar novos programas para cada sistema emulado.
  • Portabilidade: O RetroArch funciona em diversas plataformas, o que torna possível a emulação de consoles em PCs, dispositivos móveis, consoles e até smart TVs.
  • Shaders e Filtros Gráficos: RetroArch oferece uma ampla gama de shaders para melhorar a qualidade visual dos jogos antigos, simulando efeitos de TVs CRT, ou simplesmente aprimorando a aparência de gráficos 2D.
  • Rewinding e Save States: Funções como “rewind” (retrocesso instantâneo no jogo) e save states (salvamento rápido de qualquer ponto do jogo) são extremamente apreciadas pelos jogadores.
  • Multiplayer Online: Alguns núcleos em RetroArch suportam multiplayer online, algo que nem os consoles originais ofereciam em muitos casos.
  • Runahead: Uma funcionalidade que reduz o input lag, muito útil em jogos retro.

 

Sistemas Emulados

Atualmente, o RetroArch emula uma vasta gama de consoles e sistemas, incluindo:

  • Consoles da Nintendo: NES, SNES, Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance, Nintendo 64, GameCube, Wii.
  • Consoles da Sega: Master System, Genesis/Mega Drive, Sega CD, Sega Saturn, Dreamcast.
  • Consoles da Sony: PlayStation, PlayStation 2, PlayStation Portable (PSP).
  • Consoles da Microsoft: Xbox original.
  • Outros sistemas: Atari 2600, Atari 5200, Atari 7800, Atari Jaguar, Commodore 64, Neo Geo, TurboGrafx-16, 3DO, e vários outros.

 

Além disso, RetroArch também suporta a emulação de arcades através do núcleo FinalBurn Neo e MAME, além de suportar motores de jogos como ScummVM (para aventuras gráficas) e DOSBox (para jogos de MS-DOS).

 

Consoles e Dispositivos que Receberam RetroArch (Legalizados ou Não)

O RetroArch já foi portado oficialmente ou não oficialmente para uma grande quantidade de dispositivos, incluindo:

  • PlayStation 3 (não oficial).
  • PlayStation Vita (não oficial).
  • Nintendo Switch (não oficial).
  • Xbox One e Xbox Series X/S: Atualmente, é possível instalar o RetroArch em consoles Xbox através do modo desenvolvedor (Dev Mode), tornando-se uma maneira popular de jogar jogos retro nesses consoles.
  • Steam: Em 2021, o RetroArch foi lançado oficialmente no Steam, permitindo que usuários de PC tenham acesso ao programa através de uma plataforma amplamente utilizada.

 

Links sobre o projeto:

Conclusão

O RetroArch, com o suporte da API Libretro, consolidou-se como uma das ferramentas mais completas para a emulação de sistemas antigos, oferecendo uma experiência unificada e altamente customizável. Sua história de desenvolvimento e portabilidade para várias plataformas o tornaram uma das principais soluções para quem busca reviver jogos clássicos em uma ampla gama de dispositivos.

 

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1 comentário em “A história do Emulador Retroarch”

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